O estado da Paraíba tem registrado, em média, 62 novos casos de Covid-19 por dia neste mês de janeiro, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualizados nesta sexta-feira (24). O total acumulado até a última quinta-feira (23) é de 1.438 casos.
As cidades com mais registros da doença são João Pessoa (370), Campina Grande (253), Monteiro (67), Pocinhos (59) e Cabedelo (46). A maioria dos infectados está na faixa etária entre 20 e 49 anos. Além do aumento no número de casos, o estado já contabilizou 13 mortes pela doença em 2025.
Aumento de casos e fatores contribuintes
O infectologista Fernando Chagas avalia que o número de novos casos é elevado, especialmente em um período propício para viroses e síndromes respiratórias. Ele aponta o aumento da circulação de pessoas devido ao turismo e a intensificação das testagens como fatores para a alta.
“Com a maior circulação de pessoas e o aumento das testagens, detectamos mais casos. Porém, ainda há subnotificação, pois muitos não buscam atendimento médico”, explicou o especialista.
Vacinação e cuidados preventivos
Apesar da alta, Fernando destacou que a vacinação tem sido fundamental para reduzir a gravidade da doença e o número de óbitos, especialmente entre os idosos.
Ele reforça a importância de cuidados preventivos, como o uso de máscara em caso de sintomas gripais e atenção especial às crianças, que podem apresentar quadros mais graves. “É importante evitar que a criança doente vá à escola e que os adultos mantenham as medidas de higiene para conter a transmissão”, alertou.
Além disso, o médico ressaltou que, mesmo em formas leves, a Covid-19 pode trazer sintomas persistentes, como queda de cabelo, alterações de pele e fraqueza. “O ideal é evitar contrair o vírus”, concluiu.

