A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irá lançar, nesta Quarta-feira de Cinzas (5), a Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025). O evento ocorrerá na sede da entidade, em Brasília (DF), e marcará o início de uma reflexão nacional sobre o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, inspirado na Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco. O lema deste ano, extraído do livro do Gênesis, é “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).
A iniciativa destaca a urgência da conversão integral diante da crise socioambiental, unindo o cuidado com a criação e a solidariedade com os mais pobres. O lançamento será conduzido pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e pelo coordenador de Campanhas da entidade, padre Jean Poul Hansen. Durante a cerimônia, serão apresentados a Mensagem do Papa Francisco para a campanha e um vídeo com um balanço dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade em 2024.
A CF 2025 também dialoga com marcos importantes, como os 10 anos da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e a realização da COP 30, em Belém (PA). Desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza a Igreja Católica no Brasil durante a Quaresma, incentivando a oração, o jejum e gestos concretos de caridade.

