A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, iniciou nesta segunda-feira (21) a Semana de Vacinação nas Escolas. A campanha, que vai até a próxima sexta-feira (25), tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes contra a meningite e o HPV. A ação ocorre em colaboração com as secretarias municipais de saúde, envolvendo escolas públicas e particulares em todo o estado.
Em João Pessoa, uma das escolas participantes foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Borges da Fonseca, localizada no bairro de Mangabeira. A técnica do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Milena Vitorino, destacou que a iniciativa visa facilitar o acesso às vacinas nas diversas regiões do estado, oferecendo as doses contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos e a vacina meningocócica ACWY, que protege contra a meningite, para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos.
“A recomendação é que os pais ou responsáveis verifiquem o dia da vacinação na escola e encaminhem a caderneta de vacinação. Ela será analisada por uma equipe de saúde para verificar se há necessidade de atualização do esquema vacinal. Se necessário, a dose será aplicada na própria unidade escolar, durante o horário reservado pela direção”, explicou Milena.
No primeiro dia da campanha, o mascote “Zé Gotinha”, símbolo da vacinação do Ministério da Saúde, visitou as salas de aula, reforçando a importância da imunização. A diretora da escola, Rosângela Guedes, comentou o envolvimento da equipe pedagógica no diálogo com as famílias, garantindo a autorização para a aplicação das vacinas. “Nós temos a responsabilidade de transmitir conhecimento, e a vacina é sinônimo de saúde. Trabalhamos para esclarecer as dúvidas e motivar a adesão à campanha”, afirmou.
Até agosto deste ano, a Paraíba alcançou 46,83% de cobertura vacinal contra meningite, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80%. Em relação à vacina contra o HPV, a cobertura foi de 68,69% para meninas e 50,03% para meninos. A meta para ambas as vacinas é de 90% da população-alvo.

