A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Vacina Mais Paraíba, está promovendo um ciclo de qualificação para profissionais da enfermagem que atuam nas salas de vacina das maternidades e unidades de Atenção Básica do estado. O objetivo é melhorar a técnica de aplicação das vacinas BCG e Hepatite B, que fazem parte do calendário vacinal dos recém-nascidos.
Segundo Márcia Fernandes, chefe do Núcleo de Imunizações da SES, o programa de capacitação vem sendo realizado ao longo de 2024 e já beneficiou 74 municípios paraibanos. “Essas capacitações são fundamentais para aprimorar o manejo das vacinas e garantir que os profissionais estejam preparados para realizar o procedimento de forma segura e eficaz, especialmente nas primeiras 12 horas de vida, quando essas vacinas são aplicadas nos bebês”, afirmou.
O treinamento é dividido em duas etapas. Na primeira, os profissionais participam de uma aula teórica, onde aprendem sobre os protocolos e as especificidades das vacinas BCG e Hepatite B. Em seguida, os participantes passam por uma aula prática supervisionada, onde têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no manejo dos recém-nascidos. Essa abordagem garante que os profissionais estejam capacitados para lidar com os desafios do processo de vacinação de forma assertiva.
A vacina BCG, que protege contra a tuberculose, é uma das mais importantes do calendário infantil e a única que é aplicada por via intradérmica, deixando uma marquinha no braço da criança. A chefe do Núcleo de Imunizações explicou que a aplicação da vacina provoca uma reação no corpo do recém-nascido, o que justifica a formação de uma pequena ferida no local da aplicação. “Por isso, é essencial que os profissionais sejam qualificados para realizar a aplicação corretamente e para monitorar possíveis reações”, destacou Márcia Fernandes.
Até o momento, os municípios que já receberam a capacitação incluem cidades de várias regiões do estado, como Mamanguape, Rio Tinto, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Guarabira, Monteiro, Cajazeiras, Pombal, Princesa Isabel, entre outros. A lista completa de cidades já atendidas pode ser conferida no site da SES.
O Vacina Mais Paraíba é um programa que atua em três eixos principais: qualificação dos profissionais de saúde, comunicação para fortalecer a importância da vacinação e aprimoramento dos sistemas de informação para garantir o registro e monitoramento das vacinas. “O objetivo é criar uma rede de colaboração interinstitucional que busque melhorar a cobertura vacinal e, assim, garantir a proteção das nossas crianças contra doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação”, explicou Márcia Fernandes.

