Você já sabe o que vai fazer com o seu décimo terceiro salário? Caso ainda não tenha planejado, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) oferece algumas orientações para ajudar a usar o abono de forma consciente, garantindo mais tranquilidade financeira para o próximo ano.
De acordo com o Procon-JP, o décimo terceiro salário pode ser pago em até duas parcelas. Para trabalhadores de empresas privadas, a primeira parcela deve ser quitada até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. Já no serviço público, a primeira parcela é geralmente paga em junho.
1. Pague suas dívidas primeiro
O primeiro alerta do Procon-JP é para quem está com o orçamento apertado devido a dívidas pendentes. Utilizar o décimo terceiro para quitar essas pendências pode ser uma excelente forma de começar o novo ano com a saúde financeira em dia. Rougger Guerra, secretário da pasta, destaca que saldar dívidas pode proporcionar mais liberdade para planejar os gastos do próximo ano, sem o peso das dívidas mensais. “Quem tiver condições de usar o abono para quitar dívidas, ou uma parte dele, deve fazê-lo para que o novo ano chegue com folga financeira”, explica.
2. Fique atento aos impostos
Outra recomendação do Procon-JP é a de ficar atento aos pagamentos obrigatórios que surgem no início do ano, como matrícula escolar, IPTU, IPVA e Imposto de Renda. O Procon-JP sugere que o consumidor dê preferência ao pagamento à vista, para aproveitar os descontos oferecidos. Para quem optar por parcelar, é importante negociar a redução de juros e multas, sempre tomando cuidado com ofertas de taxas exorbitantes.
3. Comprar à vista pode ser vantajoso
Quem pretende usar o décimo terceiro para comprar bens ou contratar serviços, o conselho é pagar à vista sempre que possível. Isso pode garantir descontos e evitar que o consumidor caia na tentação de gastar mais do que o planejado. Rougger Guerra alerta também para o perigo de compras impulsivas: “Evite adquirir bens ou serviços que não sejam urgentes ou realmente necessários”, recomenda.
4. Guarde o abono para emergências
Uma boa opção é reservar parte do décimo terceiro para emergências futuras, como problemas de saúde ou outras situações inesperadas. Guardar o dinheiro em uma poupança ou aplicação bancária pode ajudar a aumentar o rendimento da quantia extra e garantir mais segurança para imprevistos ao longo do ano.
5. Planeje viagens e gastos de fim de ano
Quem planeja viajar ou fazer alguma reforma em casa, também deve ter cautela. Rougger Guerra alerta que o lazer deve ser planejado para não comprometer o orçamento do próximo ano. O ideal é tentar pagar tudo à vista, especialmente quando se tratar de pacotes de viagem ou decoração natalina. Em relação às festas de fim de ano, é importante evitar gastos desnecessários, reutilizando itens de anos anteriores e pensando bem nos presentes, roupas e alimentos a serem comprados. Rougger sugere ainda que, no caso das confraternizações, se faça apenas o necessário: “Lembre-se que janeiro é mês de promoções, e o que não for imprescindível agora pode ser adiado”, complementa.
6. Atendimentos do Procon-JP
O Procon-JP segue à disposição para orientações e atendimentos aos consumidores. A sede está localizada na Avenida Pedro I, 473, em Tambiá, e também é possível fazer consultas pelo telefone (83) 3213-4702, WhatsApp (83) 98665-0179, ou pelas redes sociais @procon-jp. Além disso, o Procon-JP Digital está disponível em totens localizados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall.
Fique atento às dicas do Procon-JP e use seu décimo terceiro salário de forma inteligente, evitando dívidas e priorizando suas necessidades.