O Governo da Paraíba oficializou nesta sexta-feira (20), por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), a desapropriação de diversas áreas no município de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, como parte da compensação ambiental das obras da Ponte do Futuro, que integra o Complexo Rodoviário de Acesso ao Porto de Cabedelo.
O decreto declara as terras de utilidade pública, permitindo a desapropriação de forma amigável ou judicial. A medida busca atender exigências de preservação ambiental e recuperação dos ecossistemas impactados pela obra, com urgência para viabilizar o projeto.
O processo será conduzido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB). Quatro áreas em Santa Rita serão destinadas para a compensação ambiental.
Com um investimento de R$ 465,5 milhões em recursos estaduais, a Ponte do Futuro será uma das maiores obras de infraestrutura da Paraíba. O projeto prevê 25 km de extensão, conectando Cabedelo, Santa Rita e Lucena, incluindo duas pontes sobre rios, um viaduto e duas pistas de rolamento com ciclovia e mirantes.