A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (11), a Operação Leviatã, em Pocinhos, no Agreste da Paraíba, como parte de uma investigação sobre possíveis atos preparatórios de terrorismo e a propagação de ideologias extremistas na internet.
A ação teve início após o recebimento de um relatório do FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos), que apontou a existência de comunicações digitais com conteúdos de ódio, racismo e alinhamento a ideologias extremistas, com motivações de cunho racial e étnico.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, os agentes federais recolheram celulares, mídias e dispositivos de armazenamento de dados. O material será periciado para aprofundar as investigações e identificar possíveis coautores ou conexões com redes extremistas.
Em nota, a PF informou que o objetivo da operação é combater o extremismo violento e a incitação à violência em ambientes digitais, como fóruns e redes sociais. Ainda segundo a corporação, o conteúdo analisado até o momento aponta para uma predisposição à prática de atos violentos.

