Pelo segundo ano seguido, a Paraíba se consolida como o Estado mais competitivo do Nordeste, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento também mostra que o Estado subiu uma posição em relação a 2024 e agora ocupa o 11º lugar no cenário nacional.
Entre os destaques deste ano estão os avanços nos pilares de Inovação e Potencial de Mercado. A Paraíba lidera o Nordeste em Inovação e ganhou cinco posições no ranking nacional. O levantamento aponta que o Estado ocupa a segunda colocação no país em investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento, além de apresentar crescimento no número de patentes e na estrutura de apoio à inovação.
Esses avanços foram inclusive mencionados em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, que destacou investimentos como a construção do radiotelescópio Bingo, no município de Aguiar, além da concessão de bolsas de estudo, incentivo a startups e projetos estratégicos.
No pilar de Potencial de Mercado, a Paraíba aparece na 7ª posição nacional, após subir nove colocações em relação ao ano passado. O crescimento está relacionado ao aumento da taxa de expansão econômica, ao tamanho do mercado e ao fortalecimento da força de trabalho.
O Ranking de Competitividade dos Estados avalia a gestão pública em dez dimensões: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

