A Romaria da Penha 2025 contará com um esquema reforçado de segurança, trânsito e transporte para garantir a organização do evento religioso, que acontece neste sábado (29), em João Pessoa.
O planejamento foi definido nesta quinta-feira (27) pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) e reúne equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. De acordo com a Polícia Civil, cerca de 100 policiais estarão distribuídos em pontos estratégicos do percurso. Duas delegacias móveis também serão instaladas: uma na Praça da Paz e outra no Santuário de Nossa Senhora da Penha.
Além disso, duas delegacias fixas funcionarão em regime especial:
— 2ª Delegacia Distrital, no Centro, das 18h à meia-noite, atendendo a área de saída da romaria;
— 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, das 20h às 8h, cobrindo o encerramento do trajeto.
Trânsito e transporte
Segundo a Semob-JP, parte da Avenida João Machado será interditada a partir da manhã de sábado para a montagem do palco da missa. O trecho entre as ruas Trincheiras e Rodrigues Chaves, além do sentido Cemitério Boa Sentença, ficará bloqueado.
Às 16h, uma faixa no sentido Centro/bairro será fechada para o posicionamento dos trios elétricos. Já às 18h, com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha e o aumento do fluxo de fiéis, toda a avenida será interditada.
Para o retorno dos romeiros, mais de 100 ônibus vão operar a partir das 4h da manhã de domingo, saindo da entrada da Penha, na PB-008. Caso necessário, a frota poderá ser ampliada. A operação volta ao padrão dos domingos a partir das 6h.
Com informações do Jornal da PB

Foto: Reprodução/Gustavo Demétrio
