A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) lançou, nesta segunda-feira (12), o edital de premiação do Paraíba Folia 2026, iniciativa que vai fortalecer as manifestações carnavalescas populares em todo o estado.
Ao todo, R$ 1,4 milhão serão investidos por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, beneficiando 100 coletividades carnavalescas paraibanas, entre grupos, coletivos, organizações e agremiações que atuam de forma significativa durante o período do carnaval na Paraíba.
Podem participar do edital grupos culturais que tenham como principal atividade manifestações carnavalescas populares, como blocos de rua, tribos indígenas, escolas de samba, ala ursas, ursos, caretas, maracatus, papangus, bois de carnaval, clubes de frevo, entre outras expressões tradicionais. Para concorrer, o proponente deve ser pessoa jurídica, com residência ou estabelecimento no estado da Paraíba há, no mínimo, dois anos.
Cada projeto selecionado receberá R$ 14 mil, em forma de premiação. A seleção contará com cotas regionais e critérios de inclusão social: 25% das vagas serão destinadas a coletivos formados majoritariamente por pessoas negras, 10% por indígenas e 5% por pessoas com deficiência. Também haverá pontuação diferenciada para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas idosas, pessoas em situação de rua e integrantes de povos e comunidades tradicionais.
Inscrições
As inscrições seguem abertas até o dia 25 de janeiro e devem ser realizadas exclusivamente pela Plataforma Prosas. O processo seletivo será dividido em duas etapas: seleção e análise documental.
Na primeira fase, serão avaliados o currículo artístico, portfólio e as comprovações de atuação dos grupos. Já na etapa documental, serão analisados itens como cartão de CNPJ com CNAE compatível, certidões municipais, estaduais e federais, além dos dados bancários.
Todas as informações detalhadas, incluindo o edital completo, estão disponíveis no site oficial da Secult-PB.

