
Projeto ainda precisa passar pelo Senado e pela sanção presidencial; sede do novo instituto será em Patos
A Câmara dos Deputados aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira (3), o projeto que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB). A proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado Federal e sancionada pelo Governo Federal para entrar em vigor.
De acordo com o texto, a criação do IFSPB amplia a oferta de educação profissional e tecnológica no interior da Paraíba. A tramitação da matéria ocorreu durante a presidência do deputado federal Hugo Motta, parlamentar paraibano à frente da Câmara dos Deputados.
O novo instituto terá sede no município de Patos, no Sertão paraibano, e será estruturado a partir de campi que atualmente integram o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) localizados no interior do estado. Devem compor a nova instituição as unidades de Patos, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel, Itaporanga e Catolé do Rocha.
A criação do IFSPB faz parte da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com o objetivo de ampliar o acesso à formação técnica e tecnológica e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.
