Nesta quinta-feira (11), Geórgia Benário se tornou oficialmente presidente da Federação Brasil da Esperança na Paraíba, (PT, PV e PCdoB), e garantiu que a candidatura própria petista só pode ser carimbada com o apoio dos demais partidos da federação.
Benário sucede o agora ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, no comando estadual da Federação Brasil da Esperança (Febrasil).
O PCdoB colocou nas mãos da federação nacional a decisão sobre o PT ter candidatura própria, em João Pessoa, criando assim mais um capítulo nas extensas reviravoltas da pré-campanha do PT. Em entrevista à rádio CBN Paraíba, a presidente do partido PCdoB, e agora presidente da federação declarou:
“Qualquer partido da federação só pode apresentar candidatura com aval unificado dos partidos, se não tiver será submetido a federação nacional. Se o PT tiver o candidato tem que sair os três [partidos] unificados. Se o PT lançar essa candidatura a direção nacional da federação é quem vai decidir, a direção nacional da federação é comandada por Luciana Santos do PCdoB. [O PT] não pode lançar candidatura se não tiver decisão dos três partidos”.
Gregória ressaltou que o PT ainda está nas prévias e não há decisão, ela também lembrou que o próprio partido se submeterá a decisão da executiva nacional.
“Internamente estamos em prévias eleitorais, então tudo pode acontecer. As lideranças podem ser apresentar como pré-candidato. Isso é um ponto. Mas, para isso precisa ter a dicussão mais aprofundada. A direção nacional do PT disse que vai passar pela direção nacional essa decisão de candidatura própria e retirou as prévias”, disse Gregória.