Os alunos dos cursos técnicos de Agroecologia, Informática e Análises Clínicas da Escola Técnica Integrada Dom Marcelo Carvalheira estão colocando em prática o projeto “Hidroponia na escola: cultivando o futuro”. Com foco na educação ambiental, o projeto visa a reutilização de água e materiais, além de oferecer alimentos para a merenda escolar.
A hidroponia é um método de cultivo de plantas sem o uso de solo, utilizando soluções nutritivas em água. Esse sistema permite que as raízes das plantas absorvam diretamente os nutrientes dissolvidos, favorecendo um crescimento mais rápido e eficiente. É uma alternativa sustentável, especialmente em ambientes urbanos e regiões com solo pouco fértil.
De acordo com Marcus Aurélio Duarte Silva, professor da disciplina de Sistema de Produção Vegetal e coordenador do projeto, toda a água utilizada na horta é coletada dos ares-condicionados da escola. Esta água é direcionada a uma caixa de 500 litros, também reaproveitada, demonstrando o compromisso da instituição com a sustentabilidade.
O sistema de irrigação é um dos pontos altos do projeto. Ele utiliza uma bomba recuperada de uma máquina de lavar roupa, que distribui a água em três etapas do cultivo, programando a irrigação das plantas a cada 15 minutos, das 5h às 18h. “Monitoramos a quantidade de sais e a pureza da água armazenada, enriquecendo-a com nutrientes e fertilizantes apropriados para cada fase do crescimento das plantas”, explica Marcus.
O processo de cultivo é dividido em três etapas: a maternidade, onde as sementes germinam; o berçário, onde as plantas se desenvolvem; e a fase final, chamada de “engorda”, até a colheita. As alfaces plantadas atualmente devem estar prontas em cerca de 45 dias.
Desde a implantação do projeto, que começou há uma semana, os alunos têm se engajado ativamente, monitorando os nutrientes da água a cada três dias. O professor enfatiza a importância da conscientização sobre o uso sustentável da água e da educação para o consumo consciente.
Além das alfaces, o projeto prevê o cultivo de outros alimentos, como coentro, tomate cereja, morango, couve e couve-flor, ampliando a contribuição do projeto para a merenda escolar e para a formação dos alunos.
Com as primeiras alfaces programadas para a colheita em 45 dias, “Hidroponia na escola” não apenas ensina técnicas de cultivo, mas também fomenta uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade ambiental entre os jovens estudantes da ECIT Dom Marcelo Carvalheira. A iniciativa representa um passo importante na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro.
Por Samara Vicente