O Botafogo-PB saiu na frente na disputa por uma vaga na final do Campeonato Paraibano. O Belo venceu o Treze por 2 a 1, na tarde deste sábado (8), no Estádio Amigão, em Campina Grande, no primeiro jogo da semifinal. Com o resultado, o time da capital joga pelo empate no duelo de volta, no próximo sábado (15), no Almeidão, em João Pessoa.
Domínio no primeiro tempo e vantagem botafoguense
Desde o início da partida, o Botafogo-PB se impôs e criou boas chances. Logo no primeiro minuto, Henrique Dourado cabeceou com perigo, mas o goleiro Igor Ryan fez a defesa. Aos 25, Sidcley também assustou, finalizando cruzado para fora.
A insistência do Belo foi recompensada aos 32 minutos. Após jogada individual de Sidcley pela esquerda, o lateral serviu JP Iseppe, que acertou um belo chute no ângulo, sem chances para Igor Ryan.
Treze reage, mas Belo garante a vitória
Na volta do intervalo, o Treze reagiu rapidamente. Aos 5 minutos, Wandson encontrou Gustavo Schutz livre na área, e o atacante bateu forte. O goleiro Wallace não conseguiu segurar, e o Galo empatou o jogo.
Mas a resposta botafoguense veio logo depois. Aos 10 minutos, Gama cobrou falta na trave, e a bola sobrou para Henrique Dourado, que apenas completou para as redes, garantindo a vitória do Belo.
Confusão e expulsões no Amigão
O clima esquentou aos 27 minutos da segunda etapa. Guilherme Santos, do Botafogo-PB, chutou a bola em direção a Jeffinho, do Treze, que reagiu. Na confusão, Dione também se envolveu e chegou a dar um pontapé em Guilherme Santos. O árbitro interveio e expulsou Guilherme e Dione.
Tabus quebrados e próximos desafios
Além da vantagem na semifinal, o Botafogo-PB encerrou duas marcas incômodas: a equipe não vencia o Treze há quatro anos e não triunfava em Campina Grande desde 2017.
Antes do jogo decisivo pelo estadual, o Belo tem compromisso pela Copa do Brasil. Na terça-feira (11), enfrenta o Concórdia-SC, no Almeidão, pela segunda fase do torneio nacional.
Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB

