Os cargos de indicação política da família Ribeiro na Prefeitura de João Pessoa só devem ser preenchidos após o retorno do prefeito Cícero Lucena (PP) da viagem que realiza à Europa. A debandada de integrantes ligados ao Progressistas começou nesta segunda-feira (8), por orientação da presidente municipal da legenda, Vaulene Rodrigues, que também pediu exoneração do cargo de coordenadora-geral do Programa João Pessoa Sustentável.
Além dela, entregaram os cargos Virgínia Veloso Borges e Marcella Ribeiro, respectivamente avó e irmã do vice-governador Lucas Ribeiro (PP). Também saíram da gestão municipal Djalma Castro (secretário-executivo do Meio Ambiente), e Ana Giovana, ligada ao deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), que deixa a Maternidade Cândida Vargas para integrar o programa Antes que Aconteça, liderado pela senadora Daniella Ribeiro (PP).
Outro pedido de exoneração foi apresentado por Hermano Caldas, diretor-financeiro da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest).
Apesar das baixas, nem todos os nomes ligados ao PP devem seguir a orientação partidária. O secretário de Desenvolvimento Humano e Cidadania, Diego Tavares, e o secretário da Causa Animal, Guga Pet, já manifestaram o desejo de permanecer no governo, ambos com planos eleitorais alinhados ao grupo de Cícero em 2026.
A secretária de Habitação Popular, Socorro Gadelha, também permanece. Apesar da proximidade política com o PP, ela destacou que sua nomeação foi uma escolha pessoal do prefeito e que não tem filiação ao partido.
Na mesma linha, o coordenador de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa, Coronel Kelson (PP), disse que ainda não foi comunicado oficialmente da decisão partidária, mas adiantou que seguirá ao lado de Cícero.

