Uma forte chuva, além de uma ventania, impressionou moradores de diversos bairros de João Pessoa, entre o fim da noite de ontem (15) e início da madrugada desta sexta-feira (16). Foram registradas quedas de árvores, objetos sendo levados pela ventania, além de falta de energia em diversos pontos da capital paraibana.
Nas redes sociais, população registra o impacto das chuvas. “Joao Pessoa se acabando em chuva… janelas chacoalhando aqui no 36º andar,” expressou um internauta na rede social X, antigo twitter.
“Gente, o que rolou em João Pessoa? Acordei preocupada com as cachorras daqui de tanto vento e barulho da chuva forte, nunca vi isso na vida! As portas e janelas tudo batendo”, publicou outra pessoa na mesma rede.
Queda de árvores e poste
A população registrou nas redes sociais queda de árvores em alguns pontos da capital. Alguns deles, próximos a rodovias. Na BR-230, um poste que fica nas imediações do km 18, próximo as alças da Avenida Beira-Rio, caiu.
A situação ocorreu no sentido João Pessoa-Cabedelo, de acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Falta de energia
Vários bairros da cidade também ficaram sem energia em determinados períodos ao longo da madrugada desta sexta-feira (16). A reportagem apurou que a falta de energia atingiu localidades como Bessa, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Mangabeira, Manaíra, Jardim Oceania e Muçumagro.
Telhas de prédios voando
Em ao menos dois bairros da cidade, Bancários e Bessa, populares flagraram telhas e estruturas de edifícios se soltando, devido a intensidade dos ventos (veja no vídeo).
Inmet lançou alerta para chuvas intensas
Ontem (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta laranja de perigo de chuvas intensas para 137 municípios da Paraíba.
João Pessoa, Bayeux, Conde, Cabedelo, Santa Rita, Guarabira. Mamanguape, Pedras de Fogo, Patos, Catolé do Rocha e Uiraúna, alguns dos principais municípios do estado, constavam na lista.
Apesar da intensidade das chuvas, ao menos na capital não há registro de feridos.
O que fazer em caso de emergência?
Em situações de emergência o cidadão pode acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193 ou a Defesa Civil, pelo número 199.