
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), anunciou nesta segunda-feira (17) que todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas no mais recente concurso da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) serão convocados. A previsão é que a posse ocorra já em janeiro de 2026.
O concurso, segundo a prefeitura, ofereceu 403 vagas, das quais 27 foram reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Ao todo, foram 30.550 inscritos na seleção para cargos como professor da Educação Básica I e II, assistente social escolar, psicólogo escolar, pedagogo e bibliotecário.
Os salários dos cargos aprovados chegam a R$ 4.567,31, de acordo com os dados da administração municipal.
Lucena afirmou que a decisão surgiu após uma revisão do planejamento para 2026 ao lado da secretária de Educação, América de Castro, e ressaltou que chamar todos os aprovados é uma forma de reforçar a rede de professores para o próximo ano letivo.
Por sua vez, América de Castro detalhou que a convocação será feita assim que o concurso for homologado. Segundo ela, esse movimento visa garantir que o ano letivo de 2026 já comece com as salas “completas”, valorizando o concurso público como critério prioritário para a contratação.
A divisão das vagas por cargo ficou assim:
- Assistente social escolar: 9 vagas
- Bibliotecário: 2 vagas
- Pedagogo: 55 vagas
- Psicólogo escolar: 9 vagas
- Professor Educação Básica I: 155 vagas
- Professor Educação Básica II em diversas disciplinas: Artes Visuais (5), Ciências (18), Dança (5), Educação Física (18), Ensino Religioso (20), Geografia (14), História (12), Inglês (30), Matemática (21), Música (5), Português (20) e Teatro (5).
A secretária enfatizou ainda que o governo municipal valoriza o mérito dos aprovados e considera justo recompensar aqueles que se dedicaram aos estudos para ingressar no serviço público por meio do concurso.
