O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa de importação de 40% que incidia sobre diversos produtos brasileiros. A lista divulgada pela Casa Branca inclui café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
A decisão foi oficializada em uma ordem executiva e, segundo o documento, foi tomada após uma conversa por telefone entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No diálogo, os dois líderes concordaram em iniciar negociações para tratar de questões ligadas ao Decreto Executivo 14.323, que estabeleceu a sobretaxa meses atrás. As negociações seguem em andamento.
Motivo da mudança
O governo dos EUA afirma que a revisão da tarifa levou em conta recomendações de autoridades que acompanham a situação relacionada ao estado de emergência declarado no decreto. Segundo o texto, houve “progresso inicial” nas tratativas com o Brasil, o que justificaria a retirada do imposto.
A Casa Branca também publicou um anexo com todos os produtos que deixam de ser afetados pela alíquota. “Determinei que certos produtos agrícolas não estarão sujeitos à tarifa adicional de 40%”, diz a ordem assinada por Trump, que classifica a mudança como “necessária e apropriada”.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
