O Governo da Paraíba lançou, nesta quarta-feira (6), o edital do Programa Paraíba sem Fronteiras (PBsF), que oferece 24 bolsas de graduação para mobilidade acadêmica internacional na Mondragon Unibertsitatea (MU), no País Basco, Espanha.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), beneficia estudantes de instituições públicas paraibanas, que poderão cursar um semestre na universidade europeia durante o ano letivo de 2025/2026.
Os alunos selecionados receberão suporte financeiro em moeda local ou real brasileiro, incluindo auxílio para serviços consulares, deslocamento e uma mensalidade em euro.
O secretário da Secties, Claudio Furtado, destacou a ampliação das vagas para a Espanha. “Conseguimos aumentar significativamente as oportunidades para nossos estudantes, fruto do esforço do Governo do Estado, por meio do governador João Azevêdo, em fortalecer as parcerias internacionais. Além do aprendizado acadêmico, os intercambistas terão uma experiência cultural enriquecedora”, afirmou.
Inscrições e seleção
As inscrições estarão abertas entre os dias 12 e 31 de março, pelo sistema SIGFAPESQ-PB. Os candidatos serão avaliados com base no cumprimento dos requisitos do edital, mérito do plano de estudos e carta de intenção. O resultado final será divulgado no dia 30 de abril, nos canais oficiais da Fapesq/PB e no Diário Oficial do Estado.
Podem participar alunos matriculados em cursos de graduação das seguintes instituições públicas da Paraíba:
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
- Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Áreas contempladas
As bolsas abrangem cursos em diversas áreas do conhecimento. No semestre de outono, há vagas para Engenharia de Design Industrial e Desenvolvimento de Produto, além de cursos na área de Educação e Humanidades. No semestre da primavera, as oportunidades incluem Jornalismo e Comunicação, Transformação Social e Organizacional e o Programa Multidisciplinar da Mondragon Unibertsitatea.
Foto: Reprodução/Free

