Joelison Fernandes da Silva, conhecido como Ninão e considerado o homem mais alto do Brasil, recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (20), após passar por uma cirurgia para amputação da perna esquerda. Ele estava internado no Hospital de Clínicas de Campina Grande desde a última sexta-feira (17).
De acordo com o boletim médico, Ninão apresentou sinais de necrose e comprometimento tecidual no início de outubro. Após avaliação da equipe multiprofissional e diante da gravidade do quadro, a amputação foi considerada necessária. Ele já havia perdido a perna direita em 2021 pela mesma complicação — uma osteomielite, infecção nos ossos agravada pela diabetes.
Natural de Assunção, no Cariri da Paraíba, Ninão tem 2,37 metros de altura e descobriu o gigantismo aos 14 anos, quando já media 1,95 metro. A nova amputação foi realizada cerca de 20 centímetros abaixo do joelho, como a anterior. “Não é fácil, mas infelizmente foi necessário”, contou o paraibano.
Após a alta, o homem mais alto do Brasil deve retornar ao hospital apenas para acompanhamento ambulatorial e retirada dos pontos, prevista para 30 dias após a cirurgia.
Ninão pretende usar uma prótese, mas será necessário iniciar uma campanha para arrecadar recursos, já que o equipamento tem alto custo e ele não dispõe de condições financeiras para adquiri-lo.

Foto: Divulgação/Hospital de Clínicas
