O Hospital Regional de Guarabira (HRG), unidade da rede estadual gerenciada pela Fundação PB Saúde, implantou nesta quarta-feira (9) a Comissão de Pele, iniciativa voltada à prevenção e ao tratamento de lesões por pressão (LP) – comuns em pacientes acamados ou com mobilidade reduzida.
A nova comissão foi apresentada durante evento na unidade e, segundo a gerente de Enfermagem, Raimunda Soares, deve contribuir para a redução do tempo de internação e a qualificação da assistência. “A partir do momento em que um paciente é admitido, ele passa a estar exposto a riscos. Por isso, a equipe vai atuar de forma preventiva, com orientações, monitoramento e assistência adequada”, explicou.
Entre os benefícios da iniciativa estão o desenvolvimento de protocolos específicos, o cuidado humanizado e a melhoria do atendimento aos pacientes com feridas. A responsável técnica da Comissão, Jeaniele Albino, destacou que a atuação será voltada tanto para casos que surgem durante a internação quanto para aqueles já existentes no momento da admissão hospitalar.
“Nos casos adquiridos no hospital, nosso objetivo é tratar e promover a recuperação. Já nas lesões geradas em casa, trataremos com mais propriedade, com equipe capacitada e materiais adequados”, disse.
Para a diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro, a criação da Comissão reforça o compromisso da unidade com a segurança e o bem-estar dos pacientes. “Esse é mais um passo no nosso esforço por um atendimento mais humanizado e eficiente.”
Referência em saúde na região, o Hospital Regional de Guarabira conta com 90 leitos e três salas cirúrgicas, e é gerenciado pela Fundação PB Saúde desde julho de 2024.

