O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (27) dois alertas de acumulado de chuva para João Pessoa e municípios da Região Metropolitana e do Litoral Norte da Paraíba. Um dos avisos é de perigo potencial (amarelo), e o outro, mais severo, de perigo (laranja).
O alerta amarelo começou às 15h desta sexta-feira e segue até as 10h do sábado (28). Já o alerta laranja teve início às 20h e é válido até as 8h deste sábado.
Riscos variam conforme o alerta

O aviso amarelo prevê chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. Os riscos são considerados baixos, mas há possibilidade de cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
No alerta laranja, a previsão é de chuvas mais intensas, variando de 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm por dia. Os ventos podem atingir de 60 a 100 km/h, com riscos médios a altos para cortes de energia, quedas de árvores, alagamentos e raios.
Recomendações
O Inmet orienta que a população:
- Evite se abrigar debaixo de árvores;
- Não estacione próximo a torres ou placas;
- Desligue aparelhos eletrônicos da tomada;
- Não enfrente o mau tempo;
- Observe sinais de deslizamentos em encostas;
- Proteja documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
- Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Municípios afetados
Sob alerta amarelo: Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Sapé, Sobrado.
Sob alerta laranja: Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita.
A população deve acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e redobrar a atenção nas áreas com histórico de alagamentos e deslizamentos.
