Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber, a partir desta quinta-feira (24), a primeira parcela do 13º salário junto com o benefício de abril. A antecipação foi determinada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e segue a prática adotada desde 2020.
O pagamento será realizado até o dia 8 de maio e contemplará 34,2 milhões de segurados. O calendário segue a ordem de final do número do benefício, sem considerar o dígito verificador. Os valores são depositados nas contas onde os beneficiários já recebem mensalmente.
Primeiro, recebem aqueles que têm direito a um salário mínimo, que neste ano é de R$ 1.518. Em seguida, é feito o pagamento para quem ganha acima desse valor, até o teto do INSS, de R$ 8.157,41.
A primeira parcela do 13º corresponde à metade do valor do benefício para quem se aposentou até janeiro. Já para quem começou a receber após fevereiro, o valor é proporcional. O mesmo ocorre com beneficiários de auxílio-doença, que têm direito a um cálculo proporcional por se tratar de um benefício temporário.
Ficam de fora do 13º os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e da RMV (Renda Mensal Vitalícia). A segunda parcela do abono será paga entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Nesta etapa, pode haver desconto de Imposto de Renda, exceto para quem ganha até dois salários mínimos, faixa atualmente isenta desde 2023.
Como consultar o valor pelo Meu INSS
A consulta ao extrato de pagamento pode ser feita pelo site meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo Meu INSS. É necessário login com a senha do portal Gov.br. No extrato, o valor do benefício aparece com o código 101, e o 13º, com o código 104. Também é possível visualizar valores de empréstimos consignados, se houver.
Foto: José Cruz/Agência Brasil.

