Nesta sexta-feira, 30 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a Paraíba para inaugurar, junto com o governador João Azevêdo, mais uma etapa do Canal Acauã-Araçagi. A cerimônia de entrega será às 11h em Riachão do Poço. Às 13h, a agenda segue no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, onde serão anunciados novos investimentos do governo federal para o estado.
Pela manhã, será inaugurado o Lote 2 do Canal Acauã-Araçagi, uma obra com investimentos de R$ 715 milhões. O evento começará com um sobrevoo pelos 52 quilômetros de extensão do lote. Em seguida, os participantes realizarão a abertura da válvula dispersora na derivação para o rio Ipanema, afluente do rio Gurinhém. Este canal é um projeto estruturante do Governo Federal em parceria com o Governo da Paraíba e faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), através do Eixo Leste.
Durante a visita, será acionada a válvula dispersora para liberar água do Lote 1 do Canal para o rio, com o objetivo de perenizar três assentamentos do Incra: Chico Mendes, 21 de Abril e Padre Higino. O investimento total nos dois lotes do canal ultrapassa R$ 1,2 bilhão.
À tarde, o presidente e o governador João Azevêdo se dirigem ao Teatro Pedra do Reino, onde serão anunciadas várias ações e assinados protocolos e convênios que beneficiarão a Paraíba. A obra do Canal Acauã-Araçagi é dividida em três lotes e visa fornecer água potável a mais de 40 municípios da região, atendendo uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas e beneficiando mais de 600 mil habitantes.
O sistema adutor do canal, com um total de 109,10 km, foi projetado para operar totalmente por gravidade. Ele transporta vazões que variam de 10 m³/s no trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final, cruzando as bacias dos rios Gurinhém e Miriri e promovendo a integração das obras do empreendimento.
Os municípios contemplados pelo canal estão divididos em três lotes:
Lote 01: Itatuba, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Salgado de São Félix, Ingá, Juripiranga, Pedras de Fogo, São Miguel de Taipu, Pilar.
Lote 02: São Miguel de Taipu, Pilar, Riachão do Poço, Sobrado, Sapé, Marí, Alagoinha, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Caldas Brandão, Gurinhém, Guarabira, Mulungu, Cuitegí, Cuité de Mamanguape, Alagoinha.
Lote 03: Alagoinha, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Araçagi, Curral de Cima, Pirpirituba, Capim, Mamanguape, Sertãozinho, Serra da Raiz, Belém, Caiçara, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Pedro Régis, Jacaraú, Logradouro, Campo de Santana.
A visita do presidente Lula marca um importante passo para o desenvolvimento hídrico e econômico da Paraíba, prometendo melhorias significativas na gestão da água e no abastecimento de diversas comunidades.