A partir desta segunda-feira (22), começam os trabalhos de drenagem no Viaduto da BR-230, que ligará o bairro Água Fria à Rua Presidente Raniere Mazzili, no Cristo Redentor, e nas vias adjacentes. As escavações terão início na Rua Dr. Manoel Lopes de Carvalho, com interdição do trânsito a partir da rotatória do Cuiá e do Posto Petrobras, no sentido do Posto Elesbão.
Para realizar os trabalhos, a partir desta semana será feita a sinalização e o gerenciamento do tráfego, com o suporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob). Os veículos serão desviados da Rua Dr. Manoel Lopes de Carvalho para a rua paralela, a Rua Francisco Manoel de Andrade, que já foi asfaltada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB) para garantir uma rota alternativa durante as obras.
Na terça-feira (23), terá início a drenagem da primeira fase do projeto, com previsão de conclusão em 30 dias.
Quando a construção do viaduto estiver finalizada, o fluxo de veículos entre os bairros do Cristo Redentor, Ernesto Geisel, José Américo e Mangabeira será mais eficiente, além de facilitar o tráfego contínuo na rodovia federal entre o Estádio Almeidão, o Centro Administrativo Municipal, a Ceasa e a sede da Polícia Rodoviária Federal. Isso oferecerá mais segurança e conforto aos motoristas, especialmente durante os horários de pico. Para isso, o Governo da Paraíba, através do DER-PB, está investindo mais de R$ 48 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.
O objetivo é resolver um dos principais problemas de mobilidade urbana de João Pessoa, proporcionando maior segurança, conforto e fluidez no trânsito, especialmente nos horários de pico. Estima-se que o viaduto beneficiará mais de 800 mil pessoas, principalmente aqueles que residem na Zona Sul.