A condição clínica do Papa Francisco, que enfrenta uma pneumonia dupla, apresentou uma leve melhora nas últimas 24 horas, informou o Vaticano na noite desta quarta-feira (26). A insuficiência renal leve observada nos últimos dias também diminuiu, e os exames mostraram uma evolução positiva.
De acordo com o Vaticano, a tomografia computadorizada do tórax realizada na terça-feira (25) indicou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar. O pontífice, de 88 anos, segue internado no hospital Agostino Gemelli, em Roma, e está descansando após uma noite tranquila.
Este é o período de internação mais longo de Francisco desde que se tornou papa, superando os dez dias em 2021, quando se submeteu a uma cirurgia eletiva. Embora seu quadro ainda seja considerado grave, sem novas crises respiratórias, a equipe médica continua com um prognóstico cauteloso.
O papa está se alimentando normalmente e se movimentando no quarto, embora ainda receba terapia com oxigênio e medicação. Em meio à sua saúde debilitada, Francisco manteve compromissos como audiências e a assinatura de decretos, além de emitir novos documentos, como a Catequese.
Enquanto isso, em Roma, a oração do Rosário pela saúde do pontífice segue sendo realizada, com a participação de cardeais do Vaticano. O Vaticano, no entanto, não descartou a possibilidade de uma entrevista com a equipe médica até o final da semana.

