O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta terça-feira (3) que os policiais militares do estado passarão a utilizar câmeras corporais instaladas nos uniformes. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa na cerimônia de entrega de novas viaturas às forças de segurança.
Questionado sobre a implantação das câmeras, o governador afirmou que o processo de aquisição está em andamento.
“Sim, esse é um processo constante de aquisição. Nós fazemos, periodicamente, entregas de novos equipamentos. Entregamos recentemente armamentos, agora veículos e brevemente teremos mais equipamentos sendo entregues”, disse.
João Azevêdo destacou ainda que a meta é ampliar o uso do equipamento: “Esse é um processo que acontece naturalmente. Vamos ampliar logicamente. A tendência é que todos os policiais tenham na hora de qualquer ação câmeras gravando”, completou.
As câmeras corporais já foram utilizadas pela Polícia Militar em algumas ocasiões, como nos festejos do São João de Campina Grande e no Folia de Rua, em João Pessoa, durante fases de teste. O equipamento é visto como uma ferramenta importante tanto para auxiliar em investigações quanto para fornecer provas em eventuais situações que envolvam a atuação policial.
A medida reforça a estratégia do governo estadual de modernizar e equipar as forças de segurança, buscando maior transparência e eficiência nas ações realizadas pela Polícia Militar.