Na última terça-feira (29), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, confirmou que o tempo de integração no transporte público da capital paraibana será ampliado de 1 hora para 1,5 hora (90 minutos), a partir da próxima sexta-feira (1º de novembro). A medida cumpre um dos compromissos assumidos por Lucena durante sua campanha de reeleição e visa melhorar a mobilidade urbana na cidade.
“Hoje mesmo eu já determinei ao superintendente da Semob, Expedito Leite, para que essa medida passe a valer, atendendo ao que já havíamos anunciado na campanha. É uma das ações previstas para a mobilidade urbana na cidade, onde já temos projetos encaminhados e soluções em desenvolvimento”, afirmou o prefeito.
Além da ampliação do tempo de integração, Cícero Lucena revelou que em cerca de 10 dias dará início ao processo de aquisição de semáforos inteligentes, que irão otimizar o controle do fluxo de trânsito na cidade. “Esses semáforos vão ajustar o tráfego conforme o volume de veículos, priorizando ambulâncias, viaturas de segurança e o transporte público”, detalhou.
Esses novos semáforos estarão integrados a 60 ônibus elétricos que a Prefeitura conquistou por meio de um projeto aprovado e com recursos garantidos junto ao Governo Federal. Além disso, em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura planeja a construção de cinco novos terminais de integração e quatro corredores viários.
Os recursos para este abrangente projeto de mobilidade urbana já foram assegurados junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com financiamento de R$ 240 milhões por parte do Governo do Estado e R$ 160 milhões da Prefeitura. Essas iniciativas buscam não apenas modernizar o transporte público da cidade, mas também proporcionar mais eficiência e conforto aos usuários.

