Na terça-feira (2), o jornal O Globo divulgou informações sobre a escolha do pré-candidato à prefeitura de João Pessoa. O Partido dos Trabalhadores (PT) enfrentou dificuldades para emplacar nomes nas disputas pelas prefeituras das capitais em todo o país. O cenário se amplia para outras cidades, como Rio de Janeiro e Recife, que também não terão candidatos petistas.
Em São Paulo, o PT não terá um candidato próprio na disputa pela maior capital do país. Em vez disso, haverá uma aliança com Guilherme Boulos, do Psol, representando o partido.
No Brasil todo, o PT já homologou 13 candidaturas em capitais e tenta emplacar o vice em outras seis, incluindo Rio de Janeiro e Recife. Com João Pessoa, serão 14 postulações.
Antes mesmo do lançamento das pré-candidaturas, uma ala do PT preferia a vaga de vice na chapa do atual prefeito Cícero Lucena, que busca a reeleição, em vez de disputar com um nome do próprio partido na majoritária. No entanto, Cícero Lucena optou por outro caminho, levando o PT a escolher Luciano Cartaxo como pré-candidato.
“Após não conseguir emplacar o vice de Cícero Lucena (PP), o PT decidiu lançar o ex-prefeito Luciano Cartaxo. O atual mandatário tem atraído aliados locais para sua tentativa de reeleição e preferiu os petistas”, afirma um trecho do artigo do Jornal O Globo.