A atleta paraibana e medalhista de parataekwondo, Silvana Fernandes, foi mencionada em uma questão da prova de linguagens do Enem 2024, aplicada no último domingo (3).
Ao saber da homenagem, Silvana gravou um vídeo e compartilhou nas redes sociais, expressando sua felicidade: “Muito feliz e honrada por ter sido tema de uma questão do Enem. É um motivo muito emocionante para mim. Ver toda a minha trajetória no maior exame nacional é gratificante. Agradeço pela inclusão e por mostrar um pouco da minha história, da minha modalidade, que é o parataekwondo, e das minhas raízes na Paraíba, especialmente em São Bento, que simboliza força e determinação.”
A atleta também agradeceu pelas diversas mensagens de apoio que recebeu de pessoas que reconheceram sua trajetória e compartilharam a notícia nas redes sociais.
Silvana foi citada na questão 41 da prova, que apresentou uma minibiografia sobre sua carreira: “Silvana Fernandes, a paraibana de 21 anos, natural de São Bento, nasceu com malformação no braço direito. Aos 15 anos, começou a praticar atletismo no lançamento de dardo. Em 2018, durante competições na região Norte-Nordeste, foi convidada a conhecer o parataekwondo. No ano seguinte, migrou para a modalidade e conquistou o ouro na categoria até 58 kg nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.”
A questão exigiu dos candidatos a interpretação de texto.
Neste ano, Silvana Fernandes conquistou sua segunda medalha paralímpica (bronze). Ela já havia estreado na competição em Tóquio 2020, onde também ganhou um bronze. Atualmente, ela compete na categoria K44 (atletas com amputação unilateral) até 57 kg no parataekwondo.

