Na manhã desta segunda-feira (20),o governador João Azevêdo, abriu na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, o I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha, ocasião em que revelou importantes investimentos de R$ 307 milhões em pesquisas e bolsas. O evento estende-se até quarta-feira (22), e tem como objetivo promover oportunidades de estudo, pesquisa, inovação e cooperação entre o estado e o país.
Vale salientar que esta é a primeira edição do Fórum, que acontece em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), especializado na internacionalização da pesquisa, tecnologia e startups alemãs.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual frisou a importância do evento para compartilhar e mostrar a produção científica da Paraíba aos países. “Nós queremos ampliar e difundir o que existe em termos de pesquisa. O Nordeste é um centro de excelência em pesquisa nas mais diversas áreas, a exemplo das energias renováveis, da biotecnologia e esse Fórum tem exatamente o objetivo de apresentar tudo que estamos produzindo em termos de ciência e tecnologia”, destacou.
Outro ponto citado foi os investimentos do estado para fomentar a pesquisa e inovação. “De 2019 até agora, já investimos mais de R$ 307 milhões em editais de pesquisas e bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado porque acreditamos que o caminho para o desenvolvimento da sociedade é a ciência. Tanto é que estão em andamento as obras do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação e do radiotelescópio Bingo, inserindo o Brasil em um seleto grupo de países que fazem pesquisa espacial”, acrescentou.