Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (3), a bancada federal da Paraíba anunciou apoio unânime à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados. O líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (União-PB), destacou que Motta é considerado “imbatível e consensual”, apontando sua trajetória como um forte diferencial para a disputa.
Motta, atualmente em seu quarto mandato como deputado, tem se destacado por sua habilidade em construir consensos e por sua capacidade de diálogo com diversos setores do Congresso. Segundo Efraim Filho, o deputado vem mantendo intensas conversas e reuniões com parlamentares, o que reforça sua posição de favoritismo para a eleição, que ocorrerá no início de fevereiro de 2025. “A eleição dele será motivo de orgulho para a Paraíba e para os paraibanos”, afirmou o senador.
A candidatura de Motta é apoiada por um bloco de partidos composto por MDB, PSD, Republicanos e Podemos, que juntos somam 147 deputados. Embora o apoio inicial venha desse grupo, Motta tem conquistado adesões em diversas outras siglas, o que o coloca em uma posição confortável para garantir a presidência da Casa. Para ser eleito, o deputado precisará obter a maioria absoluta dos votos em uma primeira votação (257 votos) ou ser o mais votado no segundo turno.
O apoio da bancada da Paraíba, por unanimidade, é visto como um reflexo da confiança de seus colegas na capacidade de Motta de “honrar o Parlamento, respeitar as decisões do plenário, cumprir com a palavra empenhada e trabalhar pela convergência”, como destacou Efraim Filho.
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara e do Senado ocorrerá em fevereiro de 2025, com mandatos de dois anos. A disputa pela presidência da Câmara promete ser uma das mais comentadas do próximo ano, com Hugo Motta como um dos principais candidatos ao cargo.
Com Paraíba Debate