
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foi premiada nacionalmente na 6ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, na categoria Reportagem Legislativa com o documentário Sociedade Singular. A vitória foi anunciada durante a cerimônia de premiação na conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
A produção retrata a realidade das famílias atípicas e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Paraíba, evidenciando os desafios enfrentados e o papel do poder legislativo na promoção de leis e políticas públicas inclusivas. Por meio de relatos reais de famílias, o documentário mostra como as ações da ALPB têm contribuído para garantir dignidade, inclusão e direitos a esse público.
Para o presidente da ALPB, Adriano Galdino, a conquista representa “o reconhecimento de todos os servidores da Casa” e um compromisso concreto com causas sociais e com a valorização das histórias de pessoas que muitas vezes são invisibilizadas. Ele parabenizou a equipe de comunicação e os envolvidos na “Caravana da Inclusão”, que contribuíram para dar voz às famílias retratadas.
Apesar de também concorrer na categoria Gestão com o programa Ecolegis, projeto de sustentabilidade institucional a vitória deste ano veio com o documentário.
Com o prêmio, a ALPB soma mais um reconhecimento nacional: este é o terceiro ano consecutivo em que a Casa é laureada pela Unale, reforçando sua trajetória de protagonismo em iniciativas que unem transparência, inclusão social e atuação legislativa voltada ao cidadão.
