Felipe Leitão (PSD), deputado estadual, declarou que pretende se filiar ao PSB após o governador João Azevêdo assumir o comando do partido. Recentemente, a esposa do parlamentar, Tacyana Leitão, pré-candidata a prefeita de Bayeux, entrou nos quadros do PSB, após deixar o PSD.
O deputado estadual aguarda o período da janela de troca de partidos pela legislação para migrar de legenda, com objetivo de evitar riscos com infidelidade partidária. Contudo, Felipe Leitão deixou claro que vai para o PSB, quando o governador João Azevêdo assumir o comando do partido na Paraíba.
Porém, a janela partidária que abre no dia 5 de março e encerra dia 5 de abril, beneficia somente os mandatos de vereadores que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente. Na prática, isso quer dizer que, neste ano, vereadoras e vereadores eleitos em 2020 terão um mês para mudar de partido e concorrer à reeleição ou às prefeituras dos municípios sem correr o risco de perder o cargo.
Deputadas e deputados que foram eleitos em 2022, por exemplo, só poderão usufruir da regra em 2026, ano em que ocorrerá a próxima eleição geral.
Felipe Leitão concedida entrevista ao programa de rádio Arapuan Verdade FM, desta quinta-feira (29). Deputado estadual foi questionado pelo jornalista e apresentador Clilson Júnior.
“Defendo sim, apesar de ainda não fazer parte do partido, eu já anunciei que assim que a legislação eleitoral permitir fazer a troca partidária, sem ocorrer o risco de infidelidade partidária, nós iremos engrossar os quadros do PSB. Desde que o partido esteja no comando do govenador João Azevêdo”, explicitou Felipe Leitão.