31 de março de 1964, as tropas do exército lideradas pelo general Olympio Mourão Filho, saem de Minas Gerais e seguem rumo ao Rio de Janeiro para derrubar o governo do presidente João Goulart. Assim se dá o início de um dos períodos mais obscuros da história do Brasil, a Ditadura Militar.
60 anos atrás o Brasil começava a viver o regime militar, período que se estendeu pelos próximos 20 anos os chamados “anos de chumbo”, a política brasileira virou sinônimo de repressão e violência durante o período marcado por tortura e exílio.
Brasília, com quatro anos, testemunhou a queda da democracia, o viu o significado da Praça dos Três Poderes aos poucos perder o sentido. Hoje, a reflexão que fica é sobre a necessidade de nós tomarmos o passado como exemplo para não voltar a vivê-lo, esse diálogo se torna ainda mais sensível por estarmos em um ano eleitoral, portanto devemos desfrutar da democracia que temos e escolher nossos representantes com sabedoria, garantindo assim, a segurança do nosso estado democrático.
Por Karen Baracho