O deputado estadual, Luciano Cartaxo, conversou com o Política Paraíba e esclareceu em que pé estão as negociações para o tão aguardado lançamento do nome que irá disputar a prefeitura da grande João Pessoa, pelo PT.
Ao que tudo indica, na próxima semana haverá uma reunião da executiva nacional, para alinhar os interesses do partido e lançar publicamente o nome escolhido para embarcar na disputa, indo contra as especulações dos demais partidos, que acreditam que Luciano irá apoiar a candidatura de Cícero Lucena, atual prefeito da Capital.
“Eu acredito muito que vá deliberar uma candidatura própria, porque essa já é uma decisão tomada pelo diretório municipal de João Pessoa, pela executiva municipal também, e nós estamos confiantes porque nós estamos conseguindo aglutinar apoios importantes dentro do partido”, disse Cartaxo, em entrevista a Karen Baracho.
Nomes como: Luis Couto – deputado federal, Ricardo Coutinho – ex-governador e ex-prefeito da capital, Estela Bezerra, Márcia Lucena, e “uma militância significativa”, são citados por Cartaxo como agentes de mobilização para batalhar por uma candidatura própria no partido dos trabalhadores.
“A gente tem que apresentar uma candidatura própria para enfrentar esse desafio da campanha bolsonarista, e o PT tem todo o potencial de vencer as eleições […] Acredito que nós temos uma candidatura extremamente competitiva e o PT não pode deixar de participar desse processo.”
Essa teria sido a pauta da última reunião com nomes de forte representação do partido, na última sexta-feira (12), a necessidade do PT se posicionar neste novo cenário, onde os partidos de oposição já estão trabalhando para consolidar seus candidatos.
Sobre as questões internas do partido à respeito de sua desistência nas prévias, Luciano ressalta que o PT precisa estar forte interna e externamente, “A gente tem que construir esse diálogo, essa unidade dentro do Partido. E também ter uma força política eleitoral fora do partido, na cidade, no eleitorado de modo geral. Então acredito que o PT Nacional tomando essa decisão nós vamos abrir esse grande diálogo interno, no sentido da gente construir o maior número de apoio dentro do partido, para que a gente possa ir para a disputa e vencer as eleições”, disse Cartaxo.
Com a visão assertiva de que as disputas eleitorais de 2024 terão grande impacto nas próximas eleições presidenciais, Luciano Cartaxo acredita que é fundamental que o PT assuma a prefeitura da capital, para agregar força à reeleição do presidente Lula, em 2026.
Por Karen Baracho