Em operações de rotina, 181 condutores foram autuados por dirigir sob influência de álcool, durante blitzen realizadas no mês de novembro na Paraíba. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (4), o coordenador de Policiamento do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), coronel Valterlins Dutra, disse que além desse quantitativo, os agentes notificaram 119 motoristas por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As blitzen foram realizadas nas principais avenidas de João Pessoa, a exemplo da Edson Ramalho, José de Oliveira Churchatuz, Esperança e Hilton Souto Maior, bem como durante a Romaria de Nossa Senhora da Penha e nas cidades de Campina Grande, Araçagi, Patos, Sousa, Cabedelo e Bayeux.
Entre as ações do mês de novembro, as equipes da Operação Lei Seca também atuaram em parceria com a Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-PB. Durante as blitzen, foram realizados 947 testes de etilômetro, que resultaram na remoção de 53 veículos aos pátios do órgão, além de dois motoristas conduzidos à delegacia.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os condutores de veículos flagrados sob efeito de álcool estão sujeitos à multa no valor de R$ 2.934,70 e podem responder a processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência, será cobrado o dobro do valor da multa e o infrator poderá responder por processo de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ainda segundo o coordenador do Detran-PB, os logradouros das blitzen são escolhidos pelos critérios de registro de acidentes, proximidade de locais de eventos, fluxo de veículos e informações da Inteligência.