Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Federal, deflagrou simultaneamente, a Operação Sordidum e a Operação Prime, tendo seu objetivo principal combater as organizações criminosas que se dedicam ao tráfico internacional de drogas e armas, evasão de divisas, falsificação de documentos públicos, tortura, dentre outros crimes.
Os ocorridos relacionados à deflagração ocorrem de maneira simultânea na Paraíba e nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Mato Grosso do Sul. Há pouco mais de 3 anos, estima-se que o grupo investigado, transportava em torno de 6 toneladas de cocaína, pela América Central.
Para haver toda essa movimentação entre esses países, e as ocultações dos valores e bens de origem espúria, o grupo vinha utilizando doleiros que atuavam na fronteira do Brasil com países vizinhos, além disso, a criação de empresas fechadas, negociações dissimuladas e pessoas interpostas.
No total, houve o empenho de 273 policiais federais para o cumprimento de 64 mandados de Busca e Apreensão, 23 Mandados de Prisão Preventiva, além disso, 11 Mandados de Prisão Temporária. Houveram também sequestro de cerca de 90 imóveis identificados e bloqueios de bens e valores em desfavor de cerca de 80 pessoas e empresas envolvidas.
Segundo a Polícia Federal, um mandado de prisão foi cumprido no bairro do Bessa em João Pessoa, na capital paraibana. Um piloto de aeronaves está sendo investigado por participar desse grupo transportando drogas.