A Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult-PB) anunciou a realização de um concurso público com 33 vagas no segundo semestre de 2024. A informação foi divulgada pelo secretário de Cultura do estado, Pedro Santos, durante o programa “Arapuan Verdade” desta quinta-feira (20).
Este concurso é histórico para a Secult-PB, sendo o primeiro de sua história. A previsão é que o edital seja publicado no segundo semestre pela Secretaria de Administração, que está atualmente na fase de seleção da banca examinadora.
As vagas são destinadas a diversas áreas, incluindo antropologia, paleontologia, arqueologia, arquivologia, produção cultural, história, dança, teatro, música, circo e cinema.
Durante o programa, Pedro Santos também destacou o investimento do Governo do Estado nos festejos juninos, que alcançou R$ 44 milhões por meio de editais. Esse investimento contribui com as quadrilhas, barraqueiros, o Parque do Povo e convênios com prefeituras, além de beneficiar a área de saúde.
“Nunca antes na história tivemos um investimento dessa magnitude. O governador reconhece que a festa tem um impacto significativo e fortalece nossa identidade cultural”, afirmou o secretário.
Para profissionais da área de produção cultural, a Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), abrirá matrículas em julho para a primeira graduação lato sensu em gestão e produção cultural, oferecendo 150 vagas.
Essa pós-graduação à distância concederá aos estudantes o título de especialista, com quatro encontros presenciais ao longo do curso. Além disso, haverá cotas de vagas por região, contemplando todas as áreas da Paraíba.