Na manhã desta quinta-feira (03), a Polícia Federal deflagrou a Operação Mandare, trabalho conjunto com a Polícia Militar do Estado da Paraíba. A ação visa desarticular e aprofundar e investigar a atuação de um grupo criminoso em João Pessoa e região metropolitana.
Após analisar transações financeiras do grupo investigado, que possivelmente serviam para atender as necessidades das operações criminosas, incluindo tráfico de drogas, a investigação teve início. A suspeita é de há e pessoas interpostas para operacionalizar esses valores.
No decorrer da investigação, a polícia encontrou ligação entre um preso do sistema penitenciário estadual, o qual tem posição de liderança em organização criminosa, e a articulação para a obtenção de vantagens em órgão público, notadamente cargos. Em troca ele facilitaria a entrada de agentes públicos em comunidades controladas ou que sofrem forte influência do crime.
Estão sendo cumpridos 18 mandados judiciais, sendo 7 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, além do bloqueio em contas bancárias. Entre os locais investigados, estão as secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e a Empresa de Limpeza Urbana de João Pessoa.