Nesta quinta-feira (12), o Instituto Data Ranking divulgou uma nova pesquisa que aponta uma consolidação do cenário eleitoral para a prefeitura de Campina Grande. De acordo com os dados, o atual prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) lidera com 37,1% das intenções de voto. Seu principal concorrente, Dr. Jhony (PSB), aparece em segundo lugar com 21,4%.
O levantamento, realizado entre os dias 7 e 9 de setembro, mostra que Inácio Falcão (PCdoB) ocupa a terceira posição com 16,2% das intenções de voto. Artur Bolinha (Novo) vem logo em seguida com 6,5%, enquanto André Ribeiro (PDT) e Nelson Júnior (PSOL) têm 2,3% e 1,4%, respectivamente.
Um dado relevante da pesquisa é que a soma das intenções de voto para os candidatos de oposição alcança 47,8%, superando a intenção de voto em Bruno Cunha Lima, que tem 37,1%. Além disso, 12% dos eleitores não souberam ou não responderam à pesquisa, e 3,1% preferiram não escolher nenhum dos candidatos.
O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-06986/2024. A pesquisa ouviu 782 eleitores em diversos bairros de Campina Grande, bem como nos distritos de Galante e São José da Mata. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A coleta de dados foi feita predominantemente de forma domiciliar e individual, com amostra estratificada por sexo, faixa etária, nível de instrução e renda, de acordo com o Censo 2010 e TSE 2022. O controle interno da pesquisa incluiu fiscalização contínua dos entrevistadores e verificação de 20% dos questionários aplicados.
O Data Ranking, sediado em Brasília, tem uma vasta experiência em pesquisas mercadológicas e recentemente criou um setor de inteligência voltado para pesquisas eleitorais e de gestão. O núcleo eleitoral do instituto é formado por ex-funcionários de renomados institutos de pesquisa, como IBOPE e Datafolha.