O ex-governador Ricardo Coutinho não vai disputar a Prefeitura de Santa Rita nas eleições de 2024, como foi aventado por integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT). A informação foi confirmada pelo presidente municipal da legenda, Severino Leôncio Biló, em entrevista à CBN João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (18). Em nota, o dirigente partidário disse que conversou com o petista, no fim de semana, e foi informado por Ricardo de que ele não pretende entrar na disputa.
“Conversando com o companheiro Ricardo Coutinho, chegamos a um consenso de que ele não é candidato, agora em 2024, por motivos superiores, mas ele estará apoiando o nome da oposição”, informou Biló, na CBN, sem dar mais detalhes sobre a decisão do petista.
Ainda de acordo com Severino Leôncio, o ex-governador pretende convocar uma entrevista coletiva para explicar as razões pelas quais tomou a decisão de não entrar na disputa. “Ele deve colocar mais detalhes sobre como as coisas andam e quais são as prioridades dele”, explicou.
Confira nota:
Desde a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cogitava-se que Ricardo Coutinho assumiria um cargo no Governo Federal, o que não se concretizou, apesar da relação estreita entre o paraibano e o presidente da República.
No dia 19 de julho deste ano, o nome do ex-governador foi referendado em ata pela executiva municipal da Federação Fé Brasil, composta pelo PT, PCdoB e PV, para entrar na disputa “Vimos a importância do companheiro Ricardo Coutinho para trazer qualidade de vida para a cidade de Santa Rita. Quando governador fez muitas obras aqui no município”, comentou Biló, na época.
Apesar dessa intenção, Ricardo Coutinho nunca se manifestou publicamente sobre o fato. Santa Rita está na lista das que mais aumentou a sua população na Paraíba, conforme o Censo 2022. Chegou a 149.910 habitantes, um crescimento de 17,41% em comparação com o Censo de 2010.
O ex-governador vem de um desgaste político após ter ser nome envolvido na Operação Calvário, que investiga um escândalo de desvios de recursos públicos da Paraíba, na época em que ele era governador, por meio de organizações sociais nas pastas da saúde e da educação. Após ter deixado o Governo do Estado em 2018, ele disputou as eleições para Prefeito de João Pessoa em 2020 e ao Senado em 2022, mas não obteve sucesso.