Os professores da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) podem entrar em greve, isso porque os docentes da universidade não aceitaram a proposta que foi oferecida pelo Governo Federal, a proposta feita foi de um aumento apenas no ano de 2025 e esse reajuste seria no valor de (9%) e 3,5% no ano de 2026. Porém, esses valores que foram oferecidos não são de bom agrado para os professores, que queriam um aumento salarial de 22,71%, esse percentual refere-se às perdas que vêm sendo acumuladas desde o ano de 2016.
Uma nova assembleia irá ser feita pela Associação dos Docentes da UFPB (Aduf-PB), que representa mais de dois mil professores, incluindo ativos e inativos. Essa reunião está marcada para o dia 29 de maio, dessa forma, os alunos que são de outras cidades ou estados terão tempo de se programar caso a greve seja confirmada.
Cristiano Bonneau, professor presidente ADUF-PB, destacou que a proposta não foi aceita pelos docentes da UFPB. “O governo chamou a representação sindical categoria para o dia 27, em Brasília, para que os sindicatos anunciem o resultado. Dia 29 faremos nossa assembleia para decidir sobre a greve´´, afirma o professor.