A partir desta terça-feira (16), os funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Paraíba iniciarão uma greve por tempo indeterminado. A notícia foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB).
O sindicato informou que, entre as principais demandas dos servidores estão um aumento salarial para compensar as perdas acumuladas ao longo dos anos, bem como melhorias nas condições de trabalho e na estrutura de carreira.
Com a paralisação dos serviços devido à greve, alguns atendimentos poderão ser afetados, como a análise e concessão de benefícios, aposentadorias, pensões, salário-maternidade, auxílio-reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional, atualização de cadastros, atendimentos presenciais (exceto perícias médicas), e a análise de recursos e revisões.
No Brasil, o INSS conta com 18.574 servidores ativos, dos quais aproximadamente 40% trabalham em regime de home office. Na Paraíba, há 331 servidores e 37 agências físicas de previdência social, além de duas digitais.