Acontece a partir deste sábado (18) 260ª edição da Festa de Nossa Senhora da Penha, ela se estenderá até o dia 26 de novembro na capital. O evento religioso que celebra a fé e devoção dos fiéis, tem como tema neste ano de 2023: “Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão”.
O ponto principal do festejo é a Romaria da Penha, que acontecerá no sábado, 25 de novembro, prometendo levar para as ruas da capital paraibana mais de 500 mil pessoas, uma manifestação única de fé e devoção.
A festa contará com a presença de vários líderes religiosos da Igreja Católica, dentre eles, destacam-se Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); Dom José Gonzáles Alonso, Bispo emérito de Cajazeiras, PB; e Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba. A festividade também receberá diversos outros nomes do clero paraibano e de outras partes do país, entre eles o padre Geraldo Magela, representante da Diocese de Pesqueira em Pernambuco.
Entre as atividades previstas estão missas diárias, a oração do santo terço, carreata e outras celebrações religiosas que fortalecerão a conexão dos fiéis com a Senhora da Penha.
Amanhã, na noite de abertura da Festa, a programação está previsto para às 18h30 Recitação do Santo Terço, Às 19h Hasteamento da Bandeira, seguido da procissão com a imagem de N. Sra. da Penha, saindo da entrada do bairro até o Santuário. E às 19h30. Santa Missa – Presidida por Dom Ricardo Hoepers (Secretário-Geral da CNBB).
A tradicional romaria percorre cerca de 14 quilômetros em mais de seis horas, onde os devotos cainham carregando objetos e tantos outros símbolos de graças alcançadas por intercessão da Virgem da Penha. A expectativa é que o evento proporcione momentos de muita emoção e renovação espiritual para todos.