A ministra da Saúde, Nísia Trindade, declarou nesta quarta-feira (18/9) que o Instituto Butantan deve enviar, nas próximas semanas, a vacina brasileira contra a dengue para a análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Esse comunicado foi feito durante a apresentação do plano de ação para mitigar os efeitos da dengue e outras arboviroses no Brasil. Segundo a ministra, se o imunizante receber a aprovação, o país poderá incluir 1 milhão de doses da vacina em 2025.
“O Instituto Butantan deve, nas próximas semanas, encaminhar a sua vacina à Anvisa. Já temos uma estimativa para o ano que vem, tudo dando certo, de 1 milhão de doses do Instituto Butantan, que será em dose única. Teremos confirmação de todos esses dados a partir do encaminhamento à Anvisa“, afirmou Nísia.
Além disso, a ministra mencionou que o governo disponibilizará 9 milhões de doses da vacina da fabricante Takeda, já utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), com o cronograma de vacinação a ser anunciado posteriormente.
O plano apresentado hoje inclui um investimento de R$ 1,5 bilhão em iniciativas para combater a doença. Ele está estruturado em seis eixos: prevenção, vigilância, controle vetorial, organização da rede assistencial, preparação e resposta a emergências, além de comunicação e participação da comunidade.