Um levantamento realizado pela equipe de Inteligência Técnica do Centro de Liderança Pública (CLP) fez um ranking relacionando as capitais com melhores e piores coberturas vacinais do Brasil. Esse levantamento mostra um péssimo desempenho de João Pessoa, capital paraibana, quando comparada com as demais capitais dos estados brasileiros.
Os dados analisados mostraram que entre 2019 e 2021 houve uma queda substancial na cobertura vacinal no país, sobretudo pelos efeitos da pandemia de Covid-19, que gerou uma reclusão das pessoas em casa, evitando, principalmente, pontos ligados ao tratamento de enfermidades, como hospitais e postos de saúde. Mas a queda foi gerada, em especial, pelas ondas de desinformação ligadas à aplicação de vacinas, sobretudo contra o Corona Vírus, que circularam pelas redes sociais nesse período.
Dentre as capitais brasileira, João Pessoa foi a que apareceu na última posição (27ª), com uma cobertura vacinal de apenas 40,38%, ocupando a posição 383 no ranking geral de municípios, que considera as 410 maiores cidades do Brasil.
Em primeiro lugar aparece a capital do Amazonas, Manaus, com 79,91% de cobertura vacinal, seguida por Brasília, que apareceu com 75,04% de cobertura, e Belo Horizonte na terceira posição com 73,24%.
A CLP informa que a taxa de cobertura vacinal considera a percentagem do número de doses aplicadas de vacinas, dividida pela população alvo daquele município.
O levantamento ainda aponta a cobertura vacinal dos estados brasileiros. O Tocantins é o que aparece com melhor desempenho, com 78,06% de cobertura. A Paraíba aparece na 20ª posição com 65,3%. O Amapá amarga a última posição com apenas 49,06% de cobertura.
A cobertura vacinal nos municípios brasileiros só voltou a crescer em 2022. O levantamento utilizou como fonte o DATASUS.
Confira o mapa:
Foto de capa: Divulgação/Reprodução/Amira Hissa/PBH.